Governo angolano prevê concluir lei de mediação e angariação imobiliária este ano
Espera-se que o pacote legislativo permita pôr fim a informalidade que existe no sector e mantenha o controlo dos mediadores, compradores e vendedores.
O Governo angolano prevê concluir, ainda este ano, um pacote legislativo sobre a actividade de mediação e angariação imobiliária, para colmatar os casos de burla por parte das construtoras no país, segundo garantiu nesta Quinta-feira, 24, em Luanda, o director do Gabinete Jurídico e Intercambio do Ministério das Obras Públicas, Urbanismo e Habitação, Rui Narciso.
Segundo o responsável, que falava durante o Seminário do Mercado Imobiliário Angolano, o pacote legislativo vai permitir ainda pôr fim a “grande informalidade” que existe no sector e manter o controlo dos mediadores, compradores e vendedores.
“Desta forma, acreditamos que vamos ter uma maior regulação deste seguimento do sector habitacional”, referiu, ao mesmo tempo que lançou um apelo aos cidadãos no sentido de olharem aos elementos de precedência relativamente à regularização e a robustez dos projectos para fazerem compra de casa de forma segura.
No evento, promovido pela agência Linear Comunicação, a vice-presidente da Câmara de Comercio Angola-China, Linda Liu, destacou os benefícios da intermediação no mercado imobiliário, considerando que facilita o cliente a escolher bons imóveis. “Isso ajuda o promotor a tratar os casos de forma individual. O mercado angolano tem grande necessidade. Mas precisamos de pessoas profissionais para que tenhamos um mercado saudável”, disse.
Já Alberto Domingos, director da Linear Comunicação, notou que o seminário teve como objectivo fazer chegar o discurso ao Governo para que comece a pensar na criação de uma agência reguladora do sector imobiliário.
“Estamos a falar de um sector estrategicamente viável, na medida que movimenta largas quantias financeiras, mas que, infelizmente, não está regularizado e, por esta razão, temos estado a ver o fenómeno chamado ‘mixeiros’ ou intermediários financeiros”, defendeu.
O Seminário do Mercado Imobiliário Angolano é um evento que procura promover as boas práticas neste mercado e doptar os participantes de conhecimentos técnicos e sólidos sobre o negócio imobiliário em Angola e no mundo.
Fonte: https://www.forbesafricalusofona.com/
Deixe um comentário