Mercado Imobiliário em Luanda: Queda Livre em Dólares e Euros, Explosão em Kwanzas

Entre 2017 e 2023, o mercado imobiliário de Luanda viveu um turbilhão, com preços em queda livre em dólares e euros, mas em alta vertiginosa em kwanzas. Entenda o que aconteceu e as perspectivas para o futuro.

Despenco em Dólares e Euros, Explosão em Kwanzas:

  • Apartamentos e Moradias: Novos: despencaram até 69% em dólares e euros. Usados: quedas de 29% a 63%. Em kwanzas, o cenário é oposto: novos com alta de até 373% e usados com valorizações de até 257%.
  • Aluguel: Apartamentos e moradias novos e usados registraram quedas de até 69% no preço do metro quadrado em dólares e euros. Em kwanzas, a alta chegou a 172%. Nas moradias do centro da cidade, os valores podem chegar a 7 milhões de kwanzas por mês, contra 1,7 milhão em 2017.

Escritórios:

  • Menor impacto da crise, mas ainda com quedas de até 23% em dólares e euros na venda. Em kwanzas, os preços subiram até 368%. No aluguel, a desvalorização do metro quadrado chegou a 62% em dólares e euros, com valorizações de até 207%.

Fatores por Trás da Montanha-Russa:

  • Desvalorização Cambial: Dólar: de 165,9 kwanzas em 2017 para 828,8 kwanzas no final de 2023 (queda de 80%). Euro: de 193,5 kwanzas para 954,2 kwanzas (queda de 50%).
  • Queda da Procura: Desinvestimento na indústria petrolífera, redução de expatriados e quadros superiores em Angola.

Desafios e Perspectivas:

  • Momento Desafiador: Preços em queda em dólares e euros, alta em kwanzas.
  • Recuperação do Setor: Depende da retomada da economia, diversificação e atração de investimentos estrangeiros.

Dicas para Investir com Segurança:

  • Pesquisa Detalhada: Buscar por boas localizações e imóveis com documentação em dia.
  • Negociação de Preços: Buscar o melhor preço possível.

Conclusão:

O mercado imobiliário em Luanda viveu um período de grande instabilidade. A retomada do setor dependerá de diversos fatores, como a recuperação da economia e a diversificação da mesma. Investir em imóveis em Luanda ainda pode ser uma boa opção, mas é fundamental pesquisar bastante e tomar as devidas precauções.

fonte: EXPANSÃO

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Blogs
What's New Trending

Related Blogs